segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Home » Atenção: Cozinhar com essa panela pode diminuir seu pênis; ENTENDA

Atenção: Cozinhar com essa panela pode diminuir seu pênis; ENTENDA

por Fernando Beteti

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, descobriu que produtos químicos bastante comuns na panela antiaderente e embalagens de fast-food pode ter um impacto significativo no pênis. 

Isso mesmo. De acordo com os cientistas, a “culpa” é do PFOA (ácido perfluorooctanóico) e do PFOS (sulfonato de perfluorooctano) presentes nesses locais e que podem influenciar o crescimento do pênis, deixando-o significantemente menor e também mais fino.

O PFOA e o PFOS fazem parte do grupo dos PFCs (sigla em inglês para compostos perfluorados). A pesquisa teve a participação de 383 jovens com idade média de 18 anos. Além disso, 212 eram moradores de uma região altamente exposta aos PFCs, e 171 deles de outro lugar, com menos impacto desses compostos.

Leia também

Concluiu-se que a exposição aos PFCs encontrados na panela de teflon, por exemplo, pode deixar pênis masculino até 12,5% mais curto, e 6,3% mais fino do que o órgão genital daqueles que não foram expostos. Em centímetros, as medidas do órgão flácido de homens altamente expostos a esses produtos químicos era, em média, de 8,75 cm. Nas regiões em que havia menos poluição, ela aumentava para 10 cm.

Por que isso acontece?

De acordo com estudos realizados pela equipe de cientistas em laboratório, o PFOA e o PFOS podem se ligar a receptores de testosterona dentro da célula e interromper a função normal do hormônio.

“As estruturas de testosterona e dos PFAS são muito, muito parecidas,” disse Andrea Di Nisio, biólogo da Universidade de Pádua e um dos autores do estudo. “E nós dissemos: ‘elas parecem as mesmas, então é possível que os PFAS ajam como a testosterona dentro da célula.’ E eles agem.”

Dessa maneira, constatou-se que as moléculas de PFCs se “grudam” às de testosterona, o hormônio sexual masculino. Nesse sentido, o nível dele no sangue é reduzido.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.