Dois em cada dez casos de câncer no Brasil estão relacionados com a nutrição inadequada. É o que indica o o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ainda de acordo com o órgão, cerca de 30% dos casos da doença poderiam ser evitados com três cuidados básicos: alimentação saudável, controle de peso e prática de atividade física. Sendo assim, o que nem todo mundo sabe, é que existem alimentos que aumentam o risco de câncer.
Conheça alguns alimentos que dão câncer
Carne processada: alimentos como linguiça, salsicha, bacon e peito de peru apresentam grandes quantidades de nitritos e nitratos. Essas substâncias, em contato com o estômago, viram nitrosaminas, que são consideradas mutagênicas e com potencial cancerígeno.
Frituras: a acrilamida é um composto químico formado pelas temperaturas extremamente elevadas da fritura. Sendo assim ocorre que elas podem aumentar o estresse oxidativo e a inflamação no corpo. Esse contexto tem relação com o aumento das células cancerosas.
Refinados: farinha e açúcar, por exemplo, merecem atenção. Tanto o açúcar quanto os carboidratos, quando altamente processados, elevam o risco de estresse oxidativo e inflamação no corpo. Especialistas sugerem a associação entre eles e cânceres, como o de ovário e mama.
Bebidas gaseificadas: Além de apresentar muito sal em forma de sódio, essas bebidas contam com adoçantes associados ao aparecimento de câncer.
Enlatados: já que o assunto são alimentos que causam câncer, melhor evitar molho de tomate, feijão pronto, milho, ervilha e sucos enlatados. Mas por quê? É que a maioria das embalagens desses produtos são revestidas com uma substância química chamada Bisfenol A (BPA). Esse composto, uma vez dissolvido nos alimentos, tende a provocar desequilíbrios hormonais, alterações no DNA e câncer.