sábado, fevereiro 24, 2024
Home » Abacaxi: conheça 8 benefícios desta superfruta para a sua saúde

Abacaxi: conheça 8 benefícios desta superfruta para a sua saúde

por Fernando Beteti

Seja puro, na salada ou no suco, o abacaxi é sucesso nacional. Provavelmente originário na América do Sul, a fruta é cultivada em todos os estados brasileiros. O Brasil, de acordo com a Embrapa, é o segundo produtor mundial, com 2,69 milhões de toneladas em cerca de 68,15 mil hectares. A fruta é a quinta mais produzida no País, contribuindo com aproximadamente R$ 2,22 bilhões para o PIB agrícola. A produção é absorvida quase em sua totalidade pelo mercado interno. Além da importância econômica e cultural, a fruta ainda garante uma série de benefícios para a saúde.

Daniel Forjaz é biólogo e professor de fitoterapia e já participou de entrevistas no canal Fernando Beteti. Ele explica que a fruta, cientificamente chamada de Ananas comosus, é fonte de nutriente. Entre eles, destacam-se as vitaminas A, C,  B1, B2, B3, B5, B6, B9, além de minerais como magnésio e potássio. Por fim, o abacaxi também tem um composto ativo muito importante chamado bromelina. Tantas qualidades fazem com que seja reconhecido como uma superfruta.

Veja os benefícios do abacaxi, segundo Forjaz.

1 – O abacaxi e seus efeitos na circulação

Na circulação sanguínea, os efeitos do abacaxi são surpreendentes.  Uma pesquisa comparou a ação anticoagulante de vários extratos da fruta com a da popular aspirina, usada para evitar coágulos. E o extrato de abacaxi foi mais eficiente, com tempo recorde de ação na coagulação.  Vale dizer que os anticoagulantes são tratamentos valiosos para várias doenças circulatórias e distúrbios trombóticos. 

Por isso, se você já faz uso de comprimidos para esse fim, como xarelto, varfarina ou aspirina, é indicado atenção ao uso de abacaxi com essa finalidade, ok? Usar o abacaxi junto com um medicamento anticoagulante, pode causar sangramentos, porque o abacaxi é realmente excelente anticoagulante.

2 – Auxilia no controle do colesterol

Uma pesquisa publicada no Jornal de Medicina Chinesa comprovou que o extrato de abacaxi concentrado, em 15 dias, diminuiu 57% os índices de açúcar no sangue e em 47.9% as taxas de colesterol ruim, o chamado LDL, nos ratos testados.

3 – Auxilia na boa digestão

A fruta ajuda a ter uma boa digestão. Isso acontece, pois a fruta aumenta os efeitos de duas enzima: a tripsina e a pepsina. O abacaxi ajuda a digerir melhor e com mais facilidade os alimentos no intestino. Isso porque os líquidos digestivos fluem melhor. 

4 – Aumenta a imunidade

Fotos: Freepik

É uma fruta perfeita para quem deseja aumentar a imunidade. Um aliado para a imunidade, ele possui vitaminas, minerais e enzimas, como a bromelina. Esses nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e eliminar as inflamações do corpo.

5 – Ajuda no combate de asma

É rico em betacarotenos, que podem ajudar a prevenir o desenvolvimento ou amenizar os efeitos da asma. Além disso, a fruta  pode promover o afinamento do muco e desobstruir os brônquios. 

6 –  Ajuda na perda de peso

Diurético, a fruta contém uma grande quantidade de água e fibras e apenas 52 calorias por fatia. Assim, se você fizer a substituição de lanches e doces, por algumas fatias de abacaxi, você pode ter uma alimentação saudável e sem preocupações com excesso de calorias. 

7 – Melhora a absorção do ferro

O abacaxi pode ajudar a aumentar a quantidade de ferro no sangue e aumentar a hemoglobina e a quantidade de oxigênio no sangue. Sendo assim, fonte de vitamina C, a fruta ajuda na absorção de ferro de outros alimentos, como carnes vermelhas, ovos e vegetais verde-escuros.

 8 – Auxilia na redução das inflamações

A bromelina ajuda na redução de inflamações e reduz o tempo de cura e lesões. Por tanto a fruta pode ser uma grande aliada para quem sofre com problemas de artrite e artrose. 

Fotos: Freepik

Modo de uso do abacaxi: 

A recomendação de Forjaz é usar o abacaxi na forma de suco. A receita? Uma xícara de abacaxi picado com casca e tudo para cada xícara de água. Outra sugestão é potencializar a ação anticoagulante do suco, acrescentando limão e gengibre.

Tome esse suco 1 ou 2 vezes ao dia, mas lembre-se, fique de olho na sua coagulação, porque é realmente poderoso!

Contraindicações do abacaxi 

Se você já faz uso de comprimidos coagulantes, como xarelto, varfarina ou aspirina, é indicado atenção ao uso de abacaxi com essa finalidade. Usar o abacaxi junto com um medicamento anticoagulante, pode causar sangramentos, porque o abacaxi é realmente excelente anticoagulante.

Também é contraindicado a pessoas que são alérgicas ao abacaxi, gestantes não devem usar em excesso, apenas como fruta de sobremesa mesmo. 

Além disso, pessoas que passaram por cirurgia ou que irão passar por cirurgia não devem usar abacaxi, pois isso pode aumentar o sangramento.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

2 comentários

Dirce Ferreira da Silva 3 de janeiro de 2023 - 19:02

Excelente. Tive o prazer de conhece lo pessoalmente no CSTQ em São Paulo. Um excelente Biólogo, daqui da minha região em São Sebastião. E realmente vale a pena o conhecimento fitoterápico que nos proporciona. Obrigado por me enviar. Você também Fernando Beteti. Te sigo e persigo nas suas reportagens a muito tempo.

Responder
Gislene Andrade 4 de janeiro de 2023 - 11:09

Primeiramente, quero dizer que sou grata a Vocês pelo conhecimento de excelência que Vocês nós proporcionam. Que Deus cuide de suas vidas e família. Estimo-lhes muita saude, paz, prosperidade….Mas, creio que certamente, já estão colhendo todo bem que estão plantando!!
Recebam o meu abraço, no amor de Jesus!!
Gislene Andrade

Responder

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.