Nos últimos anos, diversos produtos de marcas renomadas foram recolhidos devido a sérios riscos à saúde do consumidor. Casos que vão desde chocolates contendo fragmentos de vidro a sorvetes com substâncias contaminantes e maionese produzida com aditivos vencidos destacam a importância da vigilância constante sobre a segurança alimentar. A seguir, veja uma lista de quatro produtos que foram recolhidos do mercado brasileiro.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
27 de abril de 2022 – Chocolate Kinder
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou a fabricante Ferrero do Brasil após o registro de dezenas de casos de salmonela relacionados a chocolates Kinder no Reino Unido. A Ferrero foi obrigada a formalizar o recall do produto ou apresentar esclarecimentos sobre sua segurança.
Agosto de 2022 – Sorvetes Häagen-Dazs
A General Mills Brasil Alimentos Ltda., responsável pela marca Häagen-Dazs, anunciou o recolhimento de sorvetes e picolés com validade entre 16/5/2023 e 29/6/2023. A medida foi tomada devido ao risco de uma substância genotóxica — que pode causar alterações no material genético — ter sido adicionada durante a produção.
18 de outubro de 2022 – Chocolates Garoto
A Garoto iniciou o recolhimento voluntário de dois lotes de seus chocolates após identificar que um dos equipamentos de produção da fábrica apresentava avarias, com risco de conter pequenos fragmentos de vidro nos produtos. Isso poderia causar lesões na boca ou mucosas dos consumidores.
29 de março de 2023 – Maionese Fugini
A Anvisa suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini após identificar falhas graves de boas práticas de fabricação em uma inspeção sanitária. Entre as falhas estavam problemas de higiene, controle de qualidade, segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade. Além disso, a Anvisa recolheu lotes de maionese por uso de matéria-prima vencida, ressaltando que alimentos vencidos são considerados impróprios para o consumo e representam risco à saúde do consumidor.
- LEIA TAMBÉM
- Anvisa proibiu atum ralado de marca famosa com validade até 2025
- Atenção: Produtos para cabelo proibidos pela Anvisa causam até cegueira; veja as marcas
- Por que a Anvisa removeu marca famosa de leite das prateleiras dos mercados?
O que disseram as empresas, à reportagem de O Globo:
A Fugini, em nota, reitera o seu compromisso com qualidade, segurança e boas práticas.
A General Mills informa que realizou o recall de lotes específicos da marca Häagen-Dazs, após identificar traços de 2-Cloroetanol.
A Garoto diz que fez recolhimento voluntário de um lote da barra de 80g caju e de outro lote do tablete, também de 80g, caju e passas restrito a Santa Catarina e Espírito Santo. E acrescenta que nenhum acidente foi registrado.
A Ferrero do Brasil esclarece que os produtos da Kinder mencionados em recall em 2022 não são comercializados pela companhia no país. Tratam-se de produtos fabricados na Bélgica, alvo de recall no exterior por contaminação por salmonella, distribuído por importadoras independentes.