segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Home » Truque da banana realmente emagrece? Entenda

Truque da banana realmente emagrece? Entenda

por Fernando Beteti

Virou febre recentemente, principalmente nas redes sociais, uma série de conteúdos referentes ao que se chama de dieta da banana, chá de banana ou truque da banana. Em todos os casos, a promessa é a mesma: uma maneira rápida de perder peso, conquistando, assim, o emagrecimento desejado em pouco tempo.

Embora haja variações, a abordagem restritiva envolve o consumo exclusivo dessa fruta diariamente. Assim, de acordo com as “receitas”, é possível, por exemplo, substituir todas as opções alimentares do café da manhã por bananas à vontade ou, em outros casos, ingerir apenas quatro bananas, acompanhadas por um ou dois copos de água em temperatura ambiente ou morna.

Em entrevista ao canal Fernando Beteti, a Dra. Andreia Mombach, que é PhD em Naturopatia e biomédica, fez um alerta sobre essas abordagens perigosas que prometem emagrecimento em poucos dias. “Se você beber essa água desse chá não vai oferecer muito risco para a sua, desde que tenha outros alimentos compondo a sua alimentação. Mas, o que preocupa é essa disseminação de informações falsas prometendo resultados impossíveis e imediatos. Essa água dessa banana não tem nenhum efeito benéfico. O chá da banana não possui substâncias específicas comprovadas para a perda de peso de uma forma direta”, alertou.

Dra. Andreia Mombach destaca, porém, que a banana pode ser aliada para o emagrecimento, desde que seja incorporada a uma dieta balanceada e acompanhada de um profissional da saúde. “A gente sabe que a banana ela tem alguns componentes específicos, como o triptofano o magnésio, que são nutrientes que desempenham, sim, papéis extremamente importantes aí na regulação do apetite e muitas vezes até a gente indica na prevenção ou no tratamento de compulsão alimentar. Então, por ela ser rica em fibras, ela dá aquela sensação de saciedade e acaba prolongando mais o tempo da da digestão dos alimentos”

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.