Qual a relação entre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o espectro autista? O professor Alexandre Távola é especialista no assunto e em entrevista ao Canal Fernando Beteti destacou a complexidade do diagnóstico e os desafios enfrentados por crianças e adultos na sociedade moderna.
O Fenômeno do TDAH
TDAH é frequentemente caracterizado por uma capacidade de hiperfoco em atividades de interesse, o que pode levar ao extraordinário desempenho em áreas específicas. No entanto, esse mesmo traço pode causar desinteresse em outras áreas, gerando desafios significativos. “O TDAH faz com que, naquilo que a pessoa gosta, ela se torne quase um gênio, mas negligencie outras áreas,” explicou o Professor Alexandre.
TDAH x Autismo
A conversa também esclareceu a relação entre TDAH e autismo, que muitas vezes são confundidos ou mal interpretados em ambientes educacionais. Diferentemente de gerações anteriores, onde crianças hiperativas eram vistas como simplesmente mais energéticas, hoje há uma tendência a etiquetá-las com algum transtorno, às vezes precipitadamente.
Impacto da Modernidade
Um ponto crucial da discussão foi o impacto dos estímulos modernos, como o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, na saúde mental das crianças. Alimentos ricos em glutamato e o excesso de agrotóxicos também foram apontados como fatores que contribuem para o aumento de casos de TDAH e autismo.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
- LEIA TAMBÉM – Air Fryer: A fritadeira elétrica é um perigo para a sua saúde?
Assista a entrevista completa no Canal Fernando Beteti
Conteúdo maravilhoso. Sou professora, tenho dois Teas em sala. Não é fácil.