O fígado é considerado o maior órgão interno do corpo humano. Ele fica está localizado do lado direito, sob as costelas e abaixo do pulmão. De coloração marrom-avermelhada, o fígado exerce mais de 500 funções fundamentais para o organismo. Entre elas está filtrar e decompor os resíduos tóxicos do sangue e metabolizar de proteínas, carboidratos e lipídios, além de substâncias como medicamentos e álcool.
No entanto, como saber que há algo errado com esse órgão tão importante? O professor e palestrante, Daniél Rocha, especialista em alimentação alcalina e conhecido como Alkaline Man, afirma que basta ficar atento a alguns sinais.
Em entrevista ao canal Fernando Beteti, a primeira dica é fica atento ao aspecto do cabelo, unhas e pele. “Fios de cabelo e unhas fracos e quebradiços, surgimento da ‘meia Lua’ grande e bem branca perto da cutícula da unha, unhas riscadas. Do mesmo modo, atenção com a incidência de fungos na pele, o que inclui frieiras, micoses e manchas”, ensina.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Outro ponto de antenção está na visão. Perda de capacidade de foco, aumento de problemas de visão de maneira repentina, de acordo com o especialista, também estão relacionados problemas hepáticos.
Há ainda, mais dois sinais que apontam que o fígado está doente, conforme Daniél Rocha: problemas para fazer a digestão de alimentos e dificuldades para dormir.
“Bom ficar atento principalmentem com problemas para digerir gorduras. E nesse sentido, inluímos até mesmo gorduras vegetais, como abacate, óleo de coco, até água de coco pode irritar a flora intestinal. Por outro lado, com relação ao sono, além da dificuldade de dormir, a pessoa, quando acorda, parece que um caminhão passou em cima dela… não consegue descansar”, completa.
Por fim, Daniél Rocha destaca que o emocional afeta diretamente a saúde do fígado. Sendo assim, “emoções amargas” e questões mal resolvidas do passado, seja com familiares ou outras pessoas próximas, também apresentam efeitos nocivos à saúde do fígado.