Há sempre muita polêmica quando o assunto é qual o melhor tipo de óleo para cozinhar. Durante visita aos Estados unidos, eu, Fernando Beteti, fiz essa pergunta a Joseph Mercola, responsável por um dos principais sites do mundo sobre medicina natural e preventiva. Mercola explicou que não é muito presente na cozinha. Mas, que a sua orientação no preparo de alimentos é que as pessoas optem pelo óleo de coco.
Mercola ainda acrescentou que o óleo de abacate pode ser uma boa alternativa. Entretanto, faz uma ressalva com relação ao de linhaça:
“Veja, não falei muito dos óleos de linhaça. Os ômega 3 da linhaça são tão perecíveis quando expostos à luz e ao ar que eles oxidam e ficam danificados”, argumentou ele, na entrevista que realizamos há alguns anos na casa de Dr. Mercola, em Daytona Beach, na Flórida, Estados Unidos.
- Assista mais entrevistas exclusivas sobre saúde no canal de Fernando Beteti, o Repórter Saúde, no YouTube
- A internet 5G faz mal à saúde? Um dos médicos mais famosos dos EUA diz que sim
Veja alguns motivos para investir no óleo de coco
Ácidos graxos medicinais
O óleo de coco é uma das fontes mais ricas de gordura saturada, contando com quase 90% de ácidos graxos. De acordo com os estudos, essas gorduras saturadas são benéficas para o organismo, apresentando efeitos terapêuticos sobre distúrbios cerebrais como epilepsia e Alzheimer, por exemplo..
Ajuda no emagrecimento
Os Triglicerídeos de Cadeia Média (TCMs) do óleo de coco são aliados na queima de calorias e, consequentemente, colaboram para a perda de peso. Além disso, a metabolização dos ácidos graxos do óleo de coco, auxilia para aumentar a sensação de saciedade
Clique aqui e conheça o óleo de coco extravirgem da NutriGenes.
Age contra bactéria, vírus e fungos
Quase 50% dos ácidos graxos do óleo são de ácido láurico que, quando digerido, forma uma substância chamada monolaurina. Dessa forma, essas propriedades são capazes de eliminar agentes patogênicos nocivos como bactérias, vírus e fungos.
Bom para o coração
As gorduras saturadas no óleo de coco ajudam a elevar o chamado bom colesterol (HDL) e a reduzir o mau colesterol (HDL) e fazem bem para a saúde cardíaca.
Bom para o cérebro
Pesquisas demonstraram que os ácidos graxos do óleo de coco podem aumentar os níveis sanguíneos das cetonas, que asseguram energia para as células cerebrais. Sendo assim, previne contra doenças degenerativas como Alzheimer.
Olá Fernando, sou sua seguidora há tempo. Já dizia nosso mestre Dr Lair, use óleo de coco. Fernando, o Dr Lair continua ministrando pós em Maringá? Convide-o para uma live recente. Sentimos falta dele. Abraço Bharbara Dantas / Ponta Grossa-PR.