A Ozonioterapia é uma técnica que utiliza o gás ozônio como recurso terapêutico. Assim, por meio de uma descarga elétrica, os geradores de ozônio convertem oxigênio em ozônio e este pode ser utilizado para fins terapêuticos, inclusive, com destaque na odontologia.
Sobre esse assunto, Dr. Carlos Nogales e a Dra. Marina Beloti, realizaram uma live para o canal Fernando Beteti – leia abaixo. Além disso, para auxiliar os dentistas interessados sobre os benefícios do ozônio na odontologia, a Philozon conta com uma linha completa de equipamentos e tecnologias, assim como disponibiliza um vasto conteúdo científico a respeito do tema. A Philozon é uma empresa pioneira no desenvolvimento de soluções para a saúde com a utilização do Ozônio em suas mais diferentes formas.
Fernando Beteti: O que é ozônio? O dentista pode trabalhar com ozônio? O ozônio está regulamentado?
Carlos Nogales: A odontologia foi a primeira área da saúde a regulamentar a Ozonioterapia. O Conselho Federal de Odontologia, reconhece e regulamenta a prática da Ozonioterapia pelo cirurgião dentista. Nós estamos amplamente respaldados. […] Mas a gente precisa destacar um ponto importante: a Ozonioterapia é uma técnica complementar dentro da odontologia. Não só no tratamento de canal, mas nas outras áreas também.
Dessa maneira, o que eu quero dizer com isso, é que em nenhum momento a gente abre mão dos protocolos que já são empregados, que já são aplicados, que já foram estudados, que já tem a evidência científica construída. Em nenhum momento a gente abre mão desses protocolos para empregar o ozônio. O ozônio sempre vai complementar o nosso tratamento. A gente sempre gosta de deixar isso claro.
Fernando Beteti: O que vem a ser o tratamento de canal usando a tecnologia tradicional e o que mudou no consultório de vocês quando conheceram a Philozon e o tratamento com ozônio?
Marina Beloti: A gente trabalha com a Ozonioterapia já tem 17 anos, desde 2004. Claro que a gente começou estudando a Ozonioterapia. Primeiro fizemos mestrado, a minha tese de doutorado foi baseada na Ozonioterapia. O que a gente, com a pesquisa, comprova, são inúmeros benefícios. Para você entender, eu costumo dizer para os meus pacientes que o ozônio é um potente antimicrobiano ou antibiótico. Ele tem uma função muito parecida com a de um antibiótico por que ele mata vírus, bactérias, fungos e ele é um potente anti-inflamatório.
Então é uma ferramenta incrível para a gente usar, principalmente nos tratamentos que a gente lida com infecções e inflamações e na boca a gente tem muito disso. No tratamento de canal, às vezes a pessoa chega com uma dor de dente, não necessariamente ela está com uma infecção, ela pode estar com uma inflamação, somente. O ozônio ajuda desinflamando esse dente. No tratamento de canal, ajuda na recuperação mais rápida desse tratamento, além de conforto. Como tem essa potente ação contra bactérias, a gente garante uma desinfecção, uma limpeza mais aprofundada do do tecido, do dente.
Fernando Beteti: O que vem a ser o tratamento de canal?
Carlos Nogales: Isso é interessante por que a gente precisa trazer alguns conceitos quando a gente fala disso. Para você ter uma ideia, o nosso grande problema dentro da especialidade é a infecção, por que um dente não foi feio para ser infectado, não foi feito para ter bactérias lá dentro.
A infecção de canal é a doença mais prevalente no mundo. Sendo assim, 80% da população mundial já passou ou precisa passar por um tratamento de canal.
Fernando Beteti: E tudo começa com a cárie?
Carlos Nogales: A cárie é um grande causador, é o maior deles, mas existem outras situações também, como um trauma, como a própria estética. Dependendo da reabilitação que precisa ser feita no paciente, a gente precisa indicar o tratamento de canal. Não necessariamente eu tenho um processo de infecção.
Existem algumas causas que nos levam ao tratamento de canal. A que está no topo da lista é a cárie, sem dúvida nenhuma. principalmente aqui no Brasil.
Beteti, seu canal é o meu preferido pela qualidade das entrevistas médicas. Para entrevistas mais “complicadas” (ex: Dr. Maria Pereda) sugiro que você tenha um 3o. participante da área da Dr. Maria.😜