Lidar com uma doença grave, seja ela câncer, uma doença autoimune ou outra condição debilitante, é uma experiência extremamente desafiadora. O apoio emocional de amigos e familiares é crucial para quem está passando por isso, mas, muitas vezes, mesmo as intenções mais bem-intencionadas podem resultar em comentários inadequados ou até prejudiciais. Aqui estão algumas frases que devemos evitar e o porquê de cada uma:
1. “Tudo acontece por uma razão.”
Essa frase pode parecer uma tentativa de oferecer conforto, mas para quem está lidando com uma doença grave, pode soar insensível e desrespeitosa. Ela implica que a pessoa merece ou precisa passar por essa experiência dolorosa para um propósito maior, o que raramente é consolador.
2. “Seja forte!”
Dizer a alguém para “ser forte” pode fazer com que se sinta pressionada a suprimir suas emoções e não demonstrar vulnerabilidade. Pessoas com doenças graves precisam sentir que têm permissão para expressar medo, tristeza e fraqueza sem serem julgadas.
3. “Você vai ficar bem.”
Embora bem-intencionada, essa frase pode minimizar a gravidade da situação e invalidar os sentimentos da pessoa. Em vez de oferecer falsas garantias, é mais útil expressar apoio incondicional, como “Estou aqui para você, não importa o que aconteça.”
4. “Eu sei exatamente como você se sente.”
A menos que você tenha passado pela mesma situação, esta frase pode parecer condescendente e desconsiderar a singularidade da experiência da pessoa. É mais empático dizer algo como “Eu não consigo imaginar o que você está passando, mas estou aqui para ouvir e apoiar.”
5. “Poderia ser pior.”
Comparar a situação de alguém com uma condição “pior” pode ser extremamente desconsiderado. Isso minimiza a dor e o sofrimento atual da pessoa, sugerindo que ela deveria se sentir grata por não estar em uma situação ainda mais grave.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
6. “Você só precisa pensar positivo!”
Embora uma atitude positiva possa ser benéfica, sugerir que o pensamento positivo sozinho pode curar uma doença grave é simplista e pode fazer com que a pessoa se sinta culpada por ter emoções negativas ou por não melhorar.
7. “Você parece ótimo!”
Comentários sobre a aparência física podem ser ambíguos e mal interpretados. Alguém que está lutando com uma doença grave pode sentir que sua batalha interna está sendo ignorada ou que precisa manter uma aparência de normalidade, mesmo quando não está se sentindo bem.
8. “Minha tia/amigo/conhecido teve a mesma coisa e agora está bem.”
Cada doença e cada corpo são diferentes. Comparações com outras histórias de recuperação podem ser desanimadoras, especialmente se o prognóstico da pessoa não for tão positivo. Em vez disso, foque em oferecer apoio presente e concreto.
Como agir então?
Quando se trata de apoiar alguém com uma doença grave, é fundamental ouvir mais e falar menos. Mostrar empatia e estar presente são as chaves para oferecer um verdadeiro conforto. Frases simples como “Estou aqui para você” ou “Como posso ajudar?” podem fazer uma diferença significativa no dia de alguém que está lutando contra uma doença grave. Lembre-se, a sensibilidade e a compaixão são os melhores guias para saber o que dizer e, principalmente, o que não dizer.
Não gosto de fazer comparações com alguém que está em pior situação. Se conformar porque tem alguém pior é desumano. Também não gosto de falar Deus está no comando. Espero a pessoa doente falar primeiro pra ver o que respondo ou comento.