segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Home » Mindfulness: Meditação é tão eficaz quanto remédios contra ansiedade, aponta estudo

Mindfulness: Meditação é tão eficaz quanto remédios contra ansiedade, aponta estudo

por Fernando Beteti

A técnica de meditação mindfulness tem potencial de ser tão eficaz no controle da ansiedade quanto o uso de alguns medicamentos. É o que aponta um estudo feito na Universidade de Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica JAMA Psychiatry 

Participaram da pesquisa 276 adultos com transtornos de ansiedade não tratados. Sendo assim, os voluntários foram separados em dois grupos. Um participou de um curso de oito semanas de redução do estresse com foco em mindfulness. Por outro lado, os demais foram medicados com doses de 10 mg a 20 mg de Escitalopram (um medicamento prescrito no tratamento de depressão e ansiedade).

Com duração de duas horas e meia, as aulas de meditação em grupo foram realizadas uma vez por semana. Da mesma forma, os participantes foram orientados a praticar 40 minutos de meditação diária em casa.

Então, o resultado do estudo mostrou que os dois grupos tiveram uma redução de cerca de 20% nos sintomas de ansiedade durante o período analisado.

No entanto, os pesquisadores ainda fizeram alerta. Eles destacaram que aqueles que fazem tratamento com medicamentos não devem abandoná-los sem orientação médica.

O que é Mindfulness

Em português, mindfulness significa Atenção Plena, que é o estado mental alcançado por meio de técnicas de meditação. Esse conjunto de técnicas passou a ser usado, desde a década de 70, em prol da saúde.

De acordo com publicação no Ministério da Saúde, a mindfulness pode ser usada como terapia clínica com pessoas que sofrem com a depressão, esquizofrenia, compulsão alimentar, dores crônicas e até com usuários de drogas, por exemplo. , os especialistas explicam que não se trata de uma substituição a tratamentos medicinais convencionais, mas sim um complemento às demais formas de tratamento.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.