terça-feira, fevereiro 27, 2024
Home » Mau hálito? Saiba acabar com as ‘massinhas fedidas’ na garganta

Mau hálito? Saiba acabar com as ‘massinhas fedidas’ na garganta

por Fernando Beteti

Muitas pessoas já depararam com uma situação nada agradável. A de encontrar algumas massinhas na garganta que chamam a atenção pelo cheiro ruim. Causadoras de mau hálito, elas podem ser fonte de infecção e também ocasionar grandes problemas sociais e de relacionamento.

É o que explicou o otorrinolaringologista Mohamad Saada, em entrevista ao canal Fernando Beteti. De acordo com ele, são nas amígdalas que essas “massinhas fedidas” ficam localizadas.

“As amígdalas têm umas ‘arapucas’. Elas têm uma uma armadilha, que são uns buraquinhos. Só que muitas vezes esse buraquinho é um buracão. Então, às vezes tem uma entrada estreitinha e tem uma baita bolsa lá dentro. Ali, começa a depositar alimento. E esse alimento parado durante dois, três, quatro, cinco dias vai entrar em fermentação. Ele vai entrar em putrefação. Então, começa a ter um cheiro muito forte”, disse ele.

Na prática, destaca Saada, é um alimento estragado que está preso na graganta. “E quando ele fica um bom tempo ali, ele forma uma massinha branca, que tem um cheiro muito, muito forte. Assim, isso pode dar mau hálito, gosto ruim na garganta e pode ser fonte de infecção também”, completou.

Receita contra o mau hálito

O médico destaca que o problema é mais frequente em adultos. Além disso, ele sugere que a pessoa procure um otorrinolaringologista se o problema durar mais de dois meses. No entanto, ele ensina que com gargarejos, muitas vezes é possível resolver a situação.

“Quem estiver esse problema pode pegar 100 ml de água filtrada, 100 ml de enxaguante bucal, de qualquer marca sem álcool, e água oxigenada 10 volumes, 100 ml, ou, dependendo do caso 50 ml. Então, é só misturar tudo e fazer um gargarejo após cada refeição. Nunca engolir e usar por uns 30 dias. Se não melhorar, procure um médico. A solução pode ser fazer uma cirurgia para retirar as amígdalas”.

Assista a entrevista completa de Fernando Beteti com Mohamad Saada:

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.