Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) revela que a falta de Vitamina D aumenta em até 78% o risco de ter fraqueza muscular. O estudo foi realizado em parceria com a University College London (UCL) e analisou se a deficiência e a insuficiência de vitamina D seriam fatores de risco para a incidência de fraqueza muscular em indivíduos com 50 anos ou mais.
Assim sendo, para o estudo, foram analisados dados de 3.205 britânicos com mais de 50 anos. Além disso, para participar, os homens precisavam ter força neuromuscular maior ou igual a 26 kg e as mulheres, a 16 kg. Ou seja, essa foi a maneira encontrada para provarem que não tinham fraqueza muscular. Então, eles foram acompanhados por quatro anos.
Foi verificado que, ao final do período, os participantes com deficiência da vitamina D no início do estudo apresentaram 70% mais chance de ter fraqueza muscular no final do período do que os que mantinham níveis normais do hormônio.
Quando as pessoas que tinham osteoporose e faziam suplementação do hormônio foram retiradas da análise, o risco de desenvolver fraqueza muscular dos que tinham deficiência da vitamina no início do estudo subiu para 78%.
No entanto, além da fraqueza, são vários os sintomas que podem indicar a falta de Vitamina D. Veja os detalhes:
- Maior fraqueza muscular;
- Dores crônicas;
- Sonolência excessiva;
- Sensação de cansaço;
- Episódios de depressão e irritabilidade;
- Queda de fios de cabelo;
- Baixa resposta imunológica;
- Alterações no sono;
- Pressão alta;
- Mais episódios de gripes, resfriados e outras infecções respiratórias;
- Alterações na densidade óssea e no cálcio.