O apresentador Fausto Silva, o Faustão, atualmente hospitalizado devido a um quadro de insuficiência cardíaca, aguarda na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por um coração novo para realizar um transplante. No entanto, o período de espera pode variar de 12 a 18 meses no Brasil.
Somente no estado de São Paulo, há aproximadamente de 40 mil pessoas na fila de espera por transplantes. Essa lista não é organizada apenas pela ordem cronológica, mas também leva em consideração a gravidade de cada caso e outros fatores, incluindo o tipo sanguíneo do paciente. Assim, apesar da piora no quadro de saúde de Faustão, o que indicaria a necessidade de prioridade, ele ainda deve obedecer à fila do SUS. Este sistema é o único responsável por supervisionar os transplantes no país, tanto na rede pública quanto na privada.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Para possivelmente acelerar o processo de transplante, o apresentador poderia fazer o procedimento em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, ele ainda enfrentaria um período de espera por um coração adequado. Contudo, o tempo de espera lá seria de aproximadamente 5 meses, o que é 7 meses a menos do que no Brasil.
Mas, quanto custaria “um coração novo”? Nos Estados Unidos, o procedimento poderia ultrapassar U$ 1,6 milhão, ou seja, o equivalente a mais de R$ 8,1 milhões na cotação atual. Além disso, Esse valor não inclui as despesas cobertas pelos planos de seguro de saúde disponíveis lá, conforme relatado pela empresa Milliman em 2020.