O comunicador Fausto Silva, popularmente conhecido como Faustão, foi hospitalizado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, devido a complicações renais. Na manhã desta segunda-feira, 26, ele foi submetido a um novo transplante, desta vez de rim.
De acordo com nota, Faustão foi internado em 25 de fevereiro, último domingo, “para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica”. Antes da entrada dele no hospital, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo notificou o Albert Einstein sobre o órgão e foram realizados exames de compatibilidade.
Leia a nota na íntegra:
“O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado. A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico.”
Desde o final de 2023, Faustão tem realizado sessões de diálise devido ao comprometimento de suas funções renais, decorrente de complicações da insuficiência cardíaca. Existe a uma grande possibilidade de Faustão necessitar de um novo transplante renal.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
No ano passado, em agosto, Faustão foi submetido a uma cirurgia de transplante cardíaco na mesma instituição de saúde. Após o procedimento, ele foi submetido a sessões de fisioterapia e também revelou ter sofrido uma fratura na costela.
Quando um transplante de rim é indicado?
Um transplante de rim é indicado quando uma pessoa sofre de insuficiência renal crônica avançada, ou seja, quando seus rins não conseguem mais filtrar adequadamente os resíduos e o excesso de fluidos do corpo. Geralmente, os pacientes que necessitam de transplante renal são submetidos a diálise regularmente para realizar as funções renais que seus rins comprometidos não conseguem mais desempenhar.
Os critérios para indicação de transplante renal variam, mas geralmente incluem:
- Insuficiência renal crônica em estágio avançado.
- Não resposta adequada à diálise.
O transplante renal oferece uma melhor qualidade de vida em comparação com a diálise, permitindo que os pacientes retornem a um estilo de vida mais próximo do normal. No entanto, é importante lembrar que a disponibilidade de doadores de rim e a compatibilidade entre doador e receptor são fatores críticos que influenciam a oportunidade e o sucesso de um transplante renal.
Pensa em um cara de sorte. Precisou do coração… pá… apareceu…. precisou de um rim…pá…. apareceu!!! E tem maldosos que vão dizer que é porque ele é bilionário.
Boa noite Beteti, acho interessante é que tem um monte de gente esperando na fila por um transplante e para o Faustão aparece um órgão de um dia para o outro.