Uma pesquisa divulgada no The British Medical Journal, no dia 28 de junho, indica que o suplemento de vitamina D é uma estratégia eficaz na prevenção de ataques cardíacos e outros eventos cardiovasculares graves em idosos.
Neste estudo, considerado o maior já realizado sobre a relação entre vitamina D e saúde cardíaca, os pesquisadores monitoraram a condição de saúde de 21 mil indivíduos com idades entre 60 e 84 anos, ao longo do período de 2014 a 2020. Durante cinco anos, uma parcela dos participantes recebeu suplemento de vitamina D, enquanto a outra metade recebeu placebo.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Os resultados revelaram que, entre os pacientes que receberam vitamina D, a incidência de ataques cardíacos foi reduzida em 19% e a necessidade de procedimentos de revascularização coronária (um evento cardíaco grave que requer intervenção cirúrgica) diminuiu em 11%. No entanto, a análise realizada pelos pesquisadores não encontrou diferenças significativas nas taxas de acidente vascular cerebral (AVC) entre os dois grupos.
“Esses achados indicam que a suplementação de vitamina D pode reduzir a incidência de eventos cardiovasculares importantes, particularmente infarto do miocárdio e revascularização coronária. Esse efeito protetor pode ser mais acentuado naqueles que tomam estatinas ou outros medicamentos cardiovasculares”, concluem os autores.