No domingo, dia 28, Elon Musk confirmou que um ser humano recebeu o primeiro um implante de chip cerebral da “Neuralink”, empresa fundada pelo bilionário. A revelação foi feita pelo próprio empresário em uma plataforma de mídia social na noite seguinte, segunda-feira, dia 29.
Os estudos envolvendo implantes cerebrais em seres humanos receberam autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) em maio de 2023. Quatro meses após a autorização, a empresa começou a aceitar inscrições de voluntários.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Através do “X” (antigo Twitter), Elon Musk anunciou que o primeiro dispositivo da Neuralink foi denominado “Telepathy” (Telepatia). Esse dispositivo possibilita que os seres humanos controlem aparelhos eletrônicos, como computadores e smartphones, apenas com o poder do pensamento.
“Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo”, afirmou.
Segundo Musk, o paciente que recebeu o primeiro implante está se recuperando satisfatoriamente. Ele também afirmou que os resultados preliminares indicam uma detecção promissora de picos de atividade neuronal.
O estudo liderado pela Neuralink utiliza um robô para inserir um implante de Interface Cérebro-Computador (ICC) por meio de um procedimento cirúrgico. O dispositivo é implantado em uma área do cérebro responsável pelo controle da intenção de movimento.
Nesta fase inicial de teste, a empresa está avaliando a segurança tanto do implante quanto do próprio robô utilizado no procedimento cirúrgico.
Crédito da foto: Foto: Divulgação/GPU Technology Conference