sábado, fevereiro 24, 2024
Home » Elon Musk confirma 1º implante de chip cerebral da Neuralink em ser humano

Elon Musk confirma 1º implante de chip cerebral da Neuralink em ser humano

por Redação

No domingo, dia 28, Elon Musk confirmou que um ser humano recebeu o primeiro um implante de chip cerebral da “Neuralink”, empresa fundada pelo bilionário. A revelação foi feita pelo próprio empresário em uma plataforma de mídia social na noite seguinte, segunda-feira, dia 29.

Os estudos envolvendo implantes cerebrais em seres humanos receberam autorização da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) em maio de 2023. Quatro meses após a autorização, a empresa começou a aceitar inscrições de voluntários.

Através do “X” (antigo Twitter), Elon Musk anunciou que o primeiro dispositivo da Neuralink foi denominado “Telepathy” (Telepatia). Esse dispositivo possibilita que os seres humanos controlem aparelhos eletrônicos, como computadores e smartphones, apenas com o poder do pensamento.

“Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo”, afirmou.

Segundo Musk, o paciente que recebeu o primeiro implante está se recuperando satisfatoriamente. Ele também afirmou que os resultados preliminares indicam uma detecção promissora de picos de atividade neuronal.

O estudo liderado pela Neuralink utiliza um robô para inserir um implante de Interface Cérebro-Computador (ICC) por meio de um procedimento cirúrgico. O dispositivo é implantado em uma área do cérebro responsável pelo controle da intenção de movimento.

Nesta fase inicial de teste, a empresa está avaliando a segurança tanto do implante quanto do próprio robô utilizado no procedimento cirúrgico.

Crédito da foto: Foto: Divulgação/GPU Technology Conference 

Redação

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.