Home » Exagerou na bebida? Veja dicas para curar a ressaca mais rápido

Exagerou na bebida? Veja dicas para curar a ressaca mais rápido

por Fernando Beteti

Dor de cabeça, enjoo, indisposição. A lista de sintomas depois de exagerar no consumo de bebidas alcoólicas é extensa. No entanto, com a “ajuda” da ciência, há alguns truques e dicas para aliviar os sintomas da ressaca.

As bebidas alcóolicas inibem o ADH –  hormônio antidiurético que controla a urina. Dessa maneira, o álcool faz com que o volume de urina aumente, o que resulta na desidratação. Além disso, o fígado é mais exigido, para que consiga eliminar as toxinas presentes nas bebidas e renovar o sangue. Assim, tudo isso colabora para que a ressaca se instale.

Mas, o que fazer para aliviar os sintomas o mais rápido possível? Veja as dicas

  • Descanse: O repouso é o primeiro remédio para a recuperação do fígado, que tanto trabalhou nas horas anteriores.
  • Tome duas xícaras de café preto bem forte. A bebida dilata os vasos sanguíneos, facilitando a circulação e acelerando a eliminação de toxinas.
  • Água pra que te quero: se o consumo de álcool causa desidratação, nada melhor do que repor o líquido perdido. A ingestão de sucos também é benéfica. Isso porque a frutose colabora para que corpo queime o álcool mais rapidamente.
  • Consuma alimentos leves e ricos em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.

Antes e durante a bebedeira

Além disso, se você sabe que vai beber, a orientação é adotar algumas medidas antes e durante a bebedeira para blindar o organismo contra a ressaca.

Antes

  • Hidrate-se com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais, consumindo de 2 a 3 litros diariamente. Evite ao máximo os refrigerantes, pois possuem baixíssimo poder de hidratação.
  • Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia, não esquecendo de consumir as verduras e os legumes.
  • Evite frituras e alimentos ricos em gorduras. Prefira carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru.

Durante

  • Hidrate-se a todo o momento! Junto com a desidratação, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro.
  • O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca com o estômago vazio. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muita água;
  • Alimente-se com comidas leves.
  • Evite a combinação entre álcool e frituras. Além de apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e moleza.

Com informações do Ministério da Saúde e Hospital Israelita Albert Einstein

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.