A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado pelo vírus da dengue. Existem quatro sorotipos do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), e a infecção por um deles geralmente confere imunidade permanente apenas para esse sorotipo específico.
Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dor abdominal. Em casos mais graves, a dengue pode levar a complicações como a síndrome de choque da dengue, caracterizada por queda grave da pressão arterial e risco de morte devido a hemorragias.
Não existe tratamento específico para a dengue, sendo o tratamento baseado em sintomas, que inclui repouso, ingestão de líquidos para evitar a desidratação e medicamentos para aliviar a febre e a dor, como o paracetamol. No entanto, é fundamental evitar medicamentos que possam aumentar o risco de sangramento, como os anti-inflamatórios não esteroidais e os salicilatos – veja abaixo.
A prevenção da dengue envolve principalmente o controle do mosquito transmissor, incluindo medidas como eliminar recipientes que possam acumular água parada, usar repelentes, telas em janelas e portas, e utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo. A conscientização da população sobre as medidas de prevenção e o controle do mosquito são fundamentais para reduzir a incidência da doença.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Evite tomar os seguintes tipos de medicamentos se estiver com dengue:
- Salicilatos: Isso inclui substâncias como ácido acetilsalicílico, ácido salicílico, diflunisal, salicilato de sódio, metilsalicilato, entre outros, pois podem aumentar o risco de hemorragias e acidose.
- AINEs (Anti-inflamatórios não esteroidais): Medicamentos como indometacina, ibuprofeno, diclofenaco, piroxicam, naproxeno, sulfinpirazona, fenilbutazona, sulindac e diflunisal também devem ser evitados, pois podem aumentar a propensão a hemorragias na dengue.
- Corticosteroides (anti-inflamatórios hormonais): Incluindo prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona. Todos os corticosteroides podem aumentar o risco de hemorragia durante a dengue e, portanto, são desaconselhados.
Se você estiver tomando regularmente medicamentos dessas classes, é importante discutir com seu médico para avaliar possíveis substituições durante o tratamento da dengue.
Remédios indicados:
- Analgésicos e Antitérmicos: Paracetamol (Tylenol) e Dipirona são frequentemente recomendados para reduzir a febre e aliviar dores no corpo.
- Hidratação: Apesar de não ser um remédio, a ingestão de líquidos, como água, sucos naturais, e bebidas isotônicas, é importante para evitar a desidratação, especialmente se houver vômitos e diarreia.
Quais seriam os ingredientes do insumo da vacina da Dengue? Tem Nagalase , Partículas de Grafeno?