segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Home » Criança de 2 anos sofre anemia severa causada por ‘overdose’ de leite de vaca

Criança de 2 anos sofre anemia severa causada por ‘overdose’ de leite de vaca

por Redação

Um menino de apenas dois anos, morador de Oregon, nos Estados Unidos, deu entrada no hospital com uma anemia de ferro extremamente severa e sopro no coração. A princípio, médicos acreditaram se tratar de um caso de câncer no sangue. Porém, depois de ser submetido a uma extensa bateria de exames, o diagnóstico foi inusitado: uma “overdose” provocada pelo alto consumo de leite de vaca.

O caso foi relatado pelo portal Insider. Conforme a reportagem, o menino, identificado como Johnny, bebia entre 900 ml e 1,2 litro de leite por dia. A informação foi dada pela mãe da criança, Laura Donovan. A quantidade é muito acima da recomendada pelos pediatras, de 480 ml a 720 ml diários.

A mãe explica que o filho nasceu em 2020 e que começou a consumir leite de vaca com um ano de vida. Tempo depois, ela notou que o menino apresentava comportamentos e alguns sintomas incomuns para a idade. Entre eles, por exemplo, palidez da pele, episódios de cansaço e ataques frequentes de raiva.

Assim sendo, procurou uma pediatra. A informação que teve, após exames de sangue, é que a hemoglobina de Johnny estava muito abaixo do limite normal para uma criança de dois anos. A médica, ao notar a grave deficiência de ferro, indicou que a criança poderia ter leucemia.

Depois de muitos exames, porém, constatou-se que não se tratava de câncer no sangue. Mas sim, de uma anemia severa por deficiência de ferro decorrente do exagerado consumo de leite.

Por que o leite em excesso fez mal?

No entanto, por que isso ocorre? A resposta é que o leite de vaca em excesso dificulta a capacidade do corpo de absorver ferro. Por isso, o quadro clínico resultou na exaustão, pele pálida, irritabilidade e agitação.

“Com certeza, ele estava sempre de mau humor, nunca parecia bem descansado e tinha colapsos quase constantes. Suspeitei que ele bebia muito leite, mas não sabia que o consumo excessivo poderia causar tanto dano”, relatou a mãe, ao portal Insider.

Com essa deficiência extrema de ferro, o organismo não consegue produzir hemoglobina e os glóbulos vermelhos são incapazes de transportar oxigênio para outras células do corpo. Essas condições resultam na série de sintomas apresentados pelo garoto.

Além disso, o problema acabou acarretando também um sopro no coração de Johnny.

O menino, segundo o jornal, se recuperou da anemia e do sopro no coração. O tratamento incluiu suplementos dietéticos contínuos e duas transfusões de sangue. Além disso, sua dieta ganhou um reforço especial com alimentos ricos em ferro e a ingestão de leite foi limitada a 300 ml diários.

Redação

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.