A água que sai da torneira nem sempre tem a qualidade que se espera. O portal de notícias Fernando Beteti já denunciou, por exemplo, que essa água pode ser, na verdade, um “coquetel de veneno”. Isso porque uma pesquisa identificou a presença de substâncias químicas e até radioativas na água em 763 municípios do Brasil – leia aqui. Além disso, o cloro e o flúor presentes na água também são motivo de contestação por médicos. Entre eles, está, por exemplo, o Dr. Lair Ribeiro, que é médico, conferencista e escritor.
O que diz Lair Ribeiro sobre a água
Em entrevista ao canal Fernando Beteti, ele destacou que o cloro pode trazer prejuízos à saúde. “O cloro está na água para matar as bactérias. Você não vai pegar uma bactéria ao beber a água porque o cloro está lá. Agora, o preço que é pago é muito grande. Porque esse cloro vai interferir no seu metabolismo de uma forma prejudicial”, pontuou ele.
Ainda de acordo com Lair Ribeiro, o flúor na água é outro problema. “A justificativa é que o cloro foi colocado na água com a intenção de melhorar a cárie dentária. Na realidade, a história não é bem essa. O flúor é um subproduto. Quando se começa a trabalhar com alumínio, sobra flúor. Se você tem uma fábrica de produzir alumínio, sobra flúor. Esse flúor não pode ser jogado em qualquer lugar porque ele é veneno. Então eles determinaram que seria jogado na água de beber porque dilui muito, então não teria problema. Estamos pagando o preço com isso”, disse.
“O flúor tem ação sobre os ossos. Ele causa fluorose, ele predispõe ao câncer, envelhecimento prematuro, e os filtros não tiram o flúor. Filtro de carvão, por exemplo, tira o cloro, mas não tira o flúor, então nós ingerimos uma quantidade de flúor. Mas pior do que isso é a pasta dental. Ela tem uma concentração de flúor muito alta. Então, procure uma pasta que não tenha flúor, essa é uma grande jogada“, alerta o médico.
Ola Fernando Beteti sou Edilaine
Gostaria de saber qual filtro e bom pra comprar para ter em casa desde já agradeço