Um garoto britânico de 10 anos morreu de forma inesperada devido a um ataque de asma após brincar em uma cama elástica.
De acordo com sua mãe, Warren Dowling estava bem durante o dia e estava se divertindo na escola com seu irmão mais novo, Cameron, antes de começar a se sentir mal.
A mãe, Belinda Dowling, relata que o menino desceu da cama elástica e se aproximou dela, pedindo seu inalador. “Eu lhe entreguei, mas parecia que não estava funcionando e ele começou a entrar em pânico”, diz ela.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Belinda estava ligando para uma ambulância quando viu seu filho ficar “azul” e parar de respirar.
O pai de Warren tentou realizar massagem cardíaca até a chegada da ambulância, mas infelizmente não foi o suficiente para salvá-lo.
Asma: O que é e por que pode levar à morte?
A asma é uma condição crônica das vias respiratórias caracterizada por inflamação e estreitamento dos tubos bronquiais, o que leva a episódios recorrentes de falta de ar, chiado no peito, tosse e aperto no peito. Esses sintomas podem variar em gravidade de pessoa para pessoa e podem ser desencadeados por diferentes fatores, como alérgenos, exercício físico, mudanças climáticas, poluentes atmosféricos e infecções respiratórias.
Em casos graves de asma, ocorre uma obstrução significativa das vias respiratórias, o que pode levar a uma diminuição severa do fluxo de ar para os pulmões. Essa diminuição do fluxo de ar pode resultar em hipóxia (baixo teor de oxigênio no sangue) e eventualmente em hipercapnia (aumento do teor de dióxido de carbono no sangue), o que pode ser fatal se não tratado rapidamente.
Além disso, em alguns casos, a asma pode desencadear ataques agudos e graves, conhecidos como ataques de asma ou exacerbações, durante os quais os sintomas se agravam rapidamente e podem levar à insuficiência respiratória. Se não forem tratados prontamente com medicamentos broncodilatadores e esteroides, esses ataques podem se tornar fatais.
Assm, a asma pode levar à morte principalmente devido à obstrução das vias respiratórias, resultando em uma diminuição crítica do fluxo de ar para os pulmões e eventual hipóxia e hipercapnia. Os ataques agudos de asma também representam uma ameaça significativa à vida se não forem tratados rapidamente e adequadamente.