O Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos revelou que pesquisadores chineses mapearam o novo coronavírus duas semanas antes de a China anunciar oficialmente a existência da Covid-19. A investigação foi baseada em documentos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, conforme reportado pelo Wall Street Journal.
Os documentos indicam que cientistas na China já tinham conhecimento do vírus antes da sua divulgação pública, embora essas novas informações não esclareçam a origem da doença. A íntegra do comunicado do comitê está disponível aqui.
Durante o período mencionado pelos congressistas, as autoridades chinesas ainda descreviam o surto em Wuhan como uma pneumonia viral “de causa desconhecida”. Segundo os cronogramas da pandemia fornecidos pelo governo dos EUA, a China compartilhou informações sobre o vírus com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de janeiro de 2020.
“Nossa investigação acaba de revelar que um importante pesquisador chinês descobriu uma sequência de SARS-CoV-2 em 28 de dezembro de 2019. A China não compartilhou esta sequência com a OMS até 11 de janeiro de 2020. Por que a China escondeu esta informação?”, disse a presidente do Comitê de Energia e Comércio da Câmara, Cathy McMorris Rodgers, em publicação no X (ex-Twitter).
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Esta revelação levanta questões sobre a transparência da China nas etapas iniciais da pandemia da Covid-19 e destaca a necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre a cronologia dos eventos que levaram à disseminação global do coronavírus.