O que você come pode afetar diretamente o desenvolvimento do câncer. É o que explica Dra. Andreia Mombach, que é PhD em Naturopatia e biomédica. De acordo com ela, o açúcar pode contribuir para o desenvolvimento do câncer.
“Pesquisas já foram feitas analisando o papel do açúcar, especialmente da glicose, em várias vias metabólicas, baseado na produção de energia, envolvendo o desenvolvimento do câncer. Então essa cascata inflamatória acionada pelo açúcar deve ser estudada e considerada”, diz.
Assista a entrevista completa com Dra. Andreia Mombach sobre câncer e alimentação
Assim, o consumo excessivo de açúcar pode desencadear processos inflamatórios no organismo, que têm sido associados ao desenvolvimento e à progressão de diversas doenças, incluindo os cânceres.
outra razão para a associação entre câncer e açúcar está no crescimento celular provocado por este alimento. As células cancerígenas têm uma demanda energética aumentada, e o açúcar, em particular a glicose, é uma fonte de energia primária para essas células. Dietas ricas em açúcar podem fornecer um ambiente favorável para o desenvolvimento e a progressão do câncer, pois aumentam os níveis de glicose no sangue, estimulando o crescimento celular descontrolado.
Além disso, o consumo excessivo de açúcar está associado à obesidade e ao ganho de peso. A obesidade, por sua vez, é um fator de risco bem estabelecido para uma série cânceres, incluindo de mama, cólon, rim, pâncreas e outros.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
“Se eu precisar responder em uma palavra “o que acelera o câncer?” a resposta será: o açúcar. Ele já foi identificado como contribuinte significativo para as epidemias que a gente vê tanto, de câncer, de obesidade e de doença cardíaca”, destaca Andreia Mombach.