Uma argentina de 39 anos iniciou um processo judicial contra a AstraZeneca e o governo do país depois de sofrer supostos efeitos adversos da vacina contra a Covid-19. As informações são do jornal La Nación e foram publicadas nesta terça-feira, 14 de maio.
O processo, que tramita na Justiça Federal desde janeiro de 2022, pede uma indenização de 100 milhões de pesos. Neurologistas teriam diagnosticado a mulher com síndrome de Guillain-Barré e associado à vacina da Covid. A doença teria resultado em um quadro de quadriparesia. Além disso, a mulher alega ter sido pressionada socialmente e no trabalho para se vacinar.
Depois de receber a receber a dose, ela teria começado a sentir fortes dores e fraqueza nas pernas, evoluindo rapidamente para incapacidade de se manter em pé. O processo inclui compensações por danos morais, invalidez e perda de qualidade de vida. A acusação cita ainda a relação direta entre a vacinação com AstraZeneca e a incapacidade de trabalho.
O que diz a AstraZeneca?
Em nota enviada ao La Nación, a farmacêutica disse não comentar processos em andamento.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Efeito adverso raro
A AstraZeneca reconheceu pela 1ª vez diante da Justiça que a sua vacina contra a Covid-19 pode causar um “efeito adverso raro”. Segundo o jornal britânico The Telegraph, a farmacêutica é alvo de uma ação coletiva em que 51 famílias pedem indenização de até £ 100 milhões (cerca de R$ 650 milhões). Além disso, recentemente, a gigante farmacêutica deu início à retirada global da circulação de sua vacina contra a Covid-19.
Sou vítima dessa droga de vacina, fiquei sem me mover por uns dois anos e ainda continuo em tratamento, não sei maia quem araeá
Eu tomei ,no mêsmo dia desmaiei na rua me machuquei.,fui ao hospital o médico nem examinou deu uma injeção pra dor e mandou pra casa sem fazer nem um exame ,nem RX nada
Eu também estou com esse mesmo problema depois que tomei a vacina da Astrazeneca não consigo mais ficar em pé tudo que faço tem que ser sentada.Gostaria de saber como faço pra entrar na justica também.
Depois que tomei a vacina, sinto fraqueza nas pernas, mas compenso com exercícios de caminhada.
Também tenho férias adverso desta vacina ,com dores que me incomoda de ficar em.pe. Hoje pra levár uma vida quase normal só a base de medicamentos para dor nos quadros. Tudo após está vacina.
Minha filha com 17 começou com dores que até o momento não se sabe o que é ,até uma médica levantar que poderia ser reação adverso da vacina COVID . São exames caros medicamentos caros dela fora o meu.