“O seu pai na sua idade, tinha 15% mais testosterona do que você”. A afirmação é do médico, escritor e empresário Dr. Alessandro Loiola, em entrevista exclusiva realizada para o canal Fernando Beteti, na manhã desta sexta-feira, 3.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), de 20% a 30% dos homens que têm mais de 40 anos, sofrem com a redução hormonal e suas consequências. É diante desse contexto, que a reposição hormonal masculina ganha importância. No entanto, a questão ainda é rodeada de mitos. Entre eles, o que a reposição de testosterona causa câncer de próstata. Será mesmo? Dr. Alessandro Loiola é enfático em responder: não! E dá uma explicação simples para isso.
“Qual é a faixa etária em que o homem tem os maiores níveis de testosterona? A resposta é entre os 20 e 30 anos. Neste período, ele vai estar encharcado de testosterona. Por outro lado, o câncer de próstata é mais comum após os 60 anos. Então, se testosterona causa câncer por que eu vou ter a doença depois dos 60, quando os níveis de testosterona estão mais baixos? Não faz sentido. É um raciocínio básico”, explicou.
De acordo com Loiola, até mesmo na comunidade médica há muitos profissionais despreparados para informar sobre o assunto. “Alguns colegas carregam no bolso uma arma de destruição em massa chamada carimbo. Aquilo é uma arma destruição em massa. Porque quando você associa o carimbo ao pouco conhecimento, ele vai matar gente que ele nem sabe que está matando”, afirmou.
Dr. Alessandro Loiola é autor de vários livros, entre eles o “Sendo um Homem – 5 Bússolas para a Masculinidade”.
Eu tenho marca passo cardíaco, não posso pegar pesos, correr…o que fazer pra manter o nível da testosterona em alta?