O que falar de um grão, proveniente das regiões andinas, que possui todos os aminoácidos essências que precisamos. E, além disso, é rica em proteínas, vitaminas do complexo B e outras, fibras, magnésio, fitonutrientes, fósforo, manganês, selênio, ferro, potássio, cobre, zinco, cálcio; ômegas 3, 6 e 9 e apresenta baixo teor de colesterol? É um superalimento não é mesmo?
Tanto isso é verdade que a Organização Mundial de Saúde (OMS) denominou a quinoa como o melhor alimento de origem vegetal existente no planeta e recomenda o consumo diário dela. Além disso, suas propriedades nutricionais são tão notáveis que integra os cardápios da NASA, a agência espacial americana e da Estação Espacial Internacional (ISS). Assim sendo, estudos nutricionais apontam que o valor proteico desse cereal só é comparável ao do leite materno.
Em nosso organismo contribui para o fortalecimento muscular e imunológico, prevenção de doenças cardiovasculares (aterosclerose, arritmias, hipertensão, etc). Destaque ainda para a sua atuação no controle do diabetes, colesterol e triglicerídeos; saúde óssea. Também é aliada para o melhor funcionamento do sistema nervoso, cerebral e intestinal. Por fim, ressalta-se, sua contribuição para síntese de hormônios, sensação de saciedade, reparo e proteção do DNA. A quinoa tem também propriedades antioxidantes que diminuem os efeitos do excesso de radicais livres causadores do envelhecimento e muitos outros benefícios.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Leia mais a seguir sobre a quinoa
- É um dos alimentos mais ricos em proteínas que existem. Contém todos os aminoácidos essenciais (histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina).
- Possui duas vezes mais fibras que a maioria dos outros grãos. Como sabemos, as fibras são importantes para as funções intestinais, ajuda na redução de peso, prevenção de doenças cardíacas, do diabetes, controle da pressão arterial, etc.
- É rica em ferro. Esse mineral ajuda nos glóbulos vermelhos (hemoglobina); faz o transporte do oxigênio de uma célula para a outra, fornecendo-o também para contribuir na contração muscular; auxilia na melhoria das funções cerebrais, etc.
- A lisina, presente na quinoa, colabora no crescimento e reparo dos tecidos.
- Por conter magnésio, o consumo da quinoa favorece a saúde dos vasos sanguíneos, transmissão dos impulsos nervosos, ajuda a regular a temperatura corporal, colabora na desintoxicação, produção de energia, formação de ossos e dentes.
- A vitamina B2 (Riboflavina) componente desse cereal, auxilia no fornecimento de energia para o cérebro e células musculares.
- Com alto teor de manganês, a quinoa tem propriedades antioxidantes, contribuindo para que as mitocôndrias sofram menos danos, ocasionados pelos radicais livres, durante a produção de energia celular. Ajuda também na proteção das células vermelhas do sangue e de outras células.
Pelos vários benefícios que nos proporcionam e devido à sua riqueza nutricional, convém incluir a quinoa em seu cardápio diário. Afinal, não é sempre que que OMS atribui um título tão nobre a um cereal, não é mesmo?
Adoro quinoa..Uma delica..facil de encontar..
Como usar a quinoa?
Como usar(consumir) a quinoa ?