Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, identificaram uma nova linhagem de coronavírus em morcegos, denominada HKU5-CoV-2. A descoberta foi publicada na revista científica Cell e reforça o potencial risco de transmissão do vírus de animais para humanos. No entanto, os cientistas ressaltam que ainda são necessários mais estudos para avaliar o real perigo de contaminação em humanos.
O HKU5-CoV-2 faz parte do subgênero Merbecovirus, dentro do gênero Betacoronavirus, e está relacionado ao Sars-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19.
LEIA MAIS SOBRE CORONAVÍRUS E A PANDEMIA DE COVID-19
No estudo, os pesquisadores analisaram a possível cadeia de transmissão do vírus para humanos. Eles explicam que essa nova linhagem encontrada em morcegos pode utilizar o ACE2 humano — uma proteína presente na superfície de várias células do corpo — como receptor para invadir as células. O mesmo mecanismo foi observado no Sars-CoV-2 durante a pandemia.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Entretanto, o HKU5-CoV-2 apresenta um padrão de ligação ao ACE2 diferente dos outros coronavírus conhecidos. “Análises estruturais e funcionais indicam que o HKU5-CoV-2 tem uma melhor adaptação ao ACE2 humano do que a linhagem 1 HKU5-CoV”, afirmam os pesquisadores. Com isso, eles alertam para o potencial risco de o vírus se espalhar entre animais e humanos.
A pesquisa também confirmou que o HKU5-CoV-2 tem capacidade de infectar células humanas, levantando preocupações sobre sua possível evolução e impacto na saúde pública