sexta-feira, março 1, 2024
Home » Médico mostra raio-x de paciente cheio de tênias e choca a web

Médico mostra raio-x de paciente cheio de tênias e choca a web

por Fernando Beteti
tênias em raio-x

Uma imagem de raio-x surpreendeu a internet e virou assunto nas redes. A foto publicada pelo médico Vitor Borin de Souza mostra a radiografia impressionante de um paciente com cisticercose, uma enfermidade parasitária adquirida pela ingestão de ovos de tênias.

Conforme o relato de Souza, o paciente sofria de tosse constante há dois meses antes de ser submetido ao exame. Os ovos de tênias encontrados em seu tórax estavam mortos e calcificados, o que significa que não apresentavam risco para a sua saúde.

“Essas lesões estão calcificadas, então, não são cisticercos viáveis. Se não causar nenhum desconforto, vida que segue”, explicou o médico no post publicado no domingo, dia 16 de abril, no Twitter.

A cisticercose é transmitida por meio do contato com fezes humanas infectadas com o ovo da tênia. Assim, ela pode afetar o cérebro, os músculos e outros tecidos do corpo. Geralmente, a infecção ocorre devido à ingestão de água ou alimentos contaminados ou por meio de uma higiene inadequada das mãos.

Os sintomas da cisticercose variam de acordo com o local onde o parasita está alojado. Quando se instala na musculatura, causa inchaço, inflamação e dificuldade nos movimentos. Quando atinge o cérebro (neurocisticercose), o paciente pode experimentar dores de cabeça frequentes, convulsões e confusão mental. Já a cisticercose ocular pode provocar cegueira.

Tratamento

Quanto ao tratamento, o médico esclareceu que este depende do quadro do paciente. É necessário avaliar se há lesões intracranianas, medulares e/ou oculares e se essas lesões são viáveis.

Quando os vermes já estão mortos e calcificados (inviáveis), não há necessidade de utilizar medicamentos. Além disso, não é recomendado tomar vermífugos anualmente para prevenir a infecção.

Foto: Reprodução

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

1 comentário

Sebastião Nunes Marques 20 de abril de 2023 - 14:54

Boa tarde,

Assisti a uma entrevista sobre a Formula Sinatra que sua Filha se curou com ela, ela ainda toma essa formula? Onde se pode comprar que seja de confiança?
Desde já agradeço e se possível me responder, ficarei muito grato

Responder

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.