O hidrogênio molecular é considerado um antioxidante poderoso devido às suas propriedades únicas e capacidade de neutralizar os radicais livres no corpo humano.
Paulo Emílio Lemos é pesquisador e empreendedor no ramo de hidrogênio molecular, à frente da empresa Gurgel Medical, que oferece inaladores, jarras e garrafas de hidrogênio.
Em entrevista ao canal Fernando Beteti, ele destacou a capacidade deste hidrogênio em reduzir o estresse oxidativo no corpo, o que colabora para a prevenção de diabetes e outras doenças e combate o envelhecimento precoce. os benefícios. “Trata-se de um importante aliado contra o estresse antioxidativo, que é o ‘enferrujamento de uma pessoa’. Para as pessoas entenderem, um papel queimando é uma oxidação muito rápida. No corpo humano, esse processo de oxidação é muito lento, mas ele acontece”, disse.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Mas afinal, por que o hidrogênio molecular é considerado um antioxidante eficaz? Veja abaixo:
- Pequeno tamanho e alta difusibilidade: O hidrogênio molecular é a menor molécula existente. Isso significa que pode penetrar facilmente em células e tecidos do corpo, alcançando locais onde os radicais livres estão presentes.
- Capacidade de neutralizar radicais livres: atua neutralizando os radicais livres, que são moléculas instáveis com elétrons desemparelhados. Os radicais livres podem causar danos às células e contribuir para o envelhecimento e o desenvolvimento de várias doenças, incluindo câncer, doenças cardíacas e doenças neurodegenerativas.
- Seletividade na neutralização de radicais: demonstrou ser seletivo na neutralização de radicais hidroxila (OH•) e peroxinitrito (ONOO-), que estão associados a danos celulares significativos.
- Ausência de efeitos colaterais: Ao contrário de alguns antioxidantes convencionais, como a vitamina C em altas doses, o esse hidrogênio não apresenta efeitos colaterais indesejados, mesmo em doses elevadas.
- Função reguladora em vias de sinalização celular: O hidrogênio molecular também tem sido implicado na modulação de várias vias de sinalização celular, incluindo vias anti-inflamatórias e anti-apoptóticas, o que pode contribuir para seus efeitos benéficos no organismo.