terça-feira, fevereiro 27, 2024
Home » Fim da pandemia da Covid-19? Veja o que diz a OMS

Fim da pandemia da Covid-19? Veja o que diz a OMS

por Fernando Beteti

Não vai ser desta vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretará o fim da pandemia da Covid-19. Três anos depois de reconhecer a doença provocada pelo novo coronavírus como emergência global em saúde pública, a entidade informou nesta segunda-feira (dia 30) que ainda não vai declarar o fim da pandemia e do estado de alerta causado pelo vírus.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou em pronunciamento que seguirá a recomendação do comitê de monitoramento da Covid-19. Sendo assim, confirmou que manterá a doença como emergência global em saúde pública, ou seja, o nível mais alto de alerta da entidade.

“Embora o mundo esteja em uma posição melhor do que durante o pico de transmissão da Ômicron há um ano, mais de 170 mil mortes relacionadas à Cvid-19 foram relatadas globalmente nas últimas oito semanas”, disse.

Tedros ainda justificou que a vigilância e o sequenciamento genético do vírus diminuíram em todo o mundo. Dessa forma, ele acredita que está mais difícil rastrear variantes conhecidas e detectar novas variantes. Além disso, de acordo com ele, sistemas de saúde lutam contra a escassez e o cansaço de profissionais.

Comitê que trata sobre a Covid-19

Em resumo, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS concluiu que a covid-19 permanece uma doença infecciosa perigosa, com capacidade de causar danos substanciais à saúde e aos sistemas de saúde globais

Foto da capa: OMS

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.