segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Home » Cientistas descobrem vitamina ‘milagrosa’ que combate a diabetes

Cientistas descobrem vitamina ‘milagrosa’ que combate a diabetes

por Fernando Beteti
Vitamina atua contra a diabetes

Uma equipe de cientistas da Universidade de Montréal e do Instituto de Pesquisa Clínica de Montréal conduziu uma pesquisa na qual descobriram um novo papel da vitamina K e da gama-carboxilação nas células beta, o que pode ter um efeito benéfico na redução do diabetes tipo 2.

O estudo, que foi publicado na revista científica Cell Reports, revela de que maneira a vitamina K desempenha uma função na prevenção do diabetes e ressalta seu potencial para ser utilizada como uma abordagem terapêutica inovadora no tratamento do diabetes tipo 2.

Além de ser conhecida por sua função estabelecida na coagulação sanguínea por meio da gama-carboxilação, a vitamina K é um micronutriente que tem sido objeto de suspeita há vários anos, indicando que ela pode ter outras funções além dessa.

No estudo liderado pelo professor associado de medicina Mathieu Ferron e sua equipe, eles fizeram uma descoberta significativa ao constatar que as enzimas responsáveis pela gama-carboxilação e pelo metabolismo da vitamina K estavam presentes em grande quantidade nas células beta do pâncreas. Essas células são responsáveis pela produção de insulina, o hormônio essencial para controlar os níveis de açúcar no sangue.

“Sabe-se que o diabetes é causado por uma redução no número de células beta ou por sua incapacidade de produzir insulina suficiente, daí nosso grande interesse nessa nova descoberta. Para elucidar o mecanismo celular pelo qual a vitamina K mantém a função das células beta, foi essencial determinar qual proteína foi alvo da gama-carboxilação nessas células”, disse Ferron.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

1 comentário

Maria Iolanda Alves lima 23 de maio de 2023 - 17:05

Eu estou muito interessada nessas informações

Responder

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.