O que ingerimos pode influenciar diretamente o surgimento do câncer. Segundo a Dra. Andreia Mombach, PhD em Naturopatia e biomédica, o consumo de açúcar pode favorecer o desenvolvimento dessa doença.
“Pesquisas já foram feitas analisando o papel do açúcar, especialmente da glicose, em várias vias metabólicas, baseado na produção de energia, envolvendo o desenvolvimento do câncer. Então essa cascata inflamatória acionada pelo açúcar deve ser estudada e considerada”, diz.
Assista a entrevista completa com Dra. Andreia Mombach sobre câncer e alimentação
O consumo exagerado de açúcar pode provocar inflamações no corpo, associadas ao surgimento e avanço de diversas enfermidades, inclusive o câncer.
Um dos motivos que conectam o câncer ao açúcar é o estímulo ao crescimento celular proporcionado por esse nutriente. As células malignas necessitam de mais energia, e a glicose, forma principal de açúcar, serve como fonte energética primordial para elas. Dietas com alto teor de açúcar podem criar um ambiente propício para a evolução do câncer ao elevar os níveis de glicose no sangue, promovendo um crescimento celular desenfreado.
Adicionalmente, o excesso de açúcar está ligado ao aumento de peso e à obesidade. A obesidade é reconhecida como um importante fator de risco para diversos tipos de cânceres, como os de mama, cólon, rim e pâncreas, entre outros.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
“Se eu precisar responder em uma palavra “o que acelera o câncer?” a resposta será: o açúcar. Ele já foi identificado como contribuinte significativo para as epidemias que a gente vê tanto, de câncer, de obesidade e de doença cardíaca”, destaca Andreia Mombach.