“Continuam querendo me calar. Trata-se de mais um duro golpe na liberdade de expressão e na liberdade de imprensa”. É esta a avaliação que o jornalista Fernando Beteti faz, após mais uma vez ter um vídeo seu excluído do YouTube. A punição ocorreu neste sábado (dia 24 de setembro). A equipe de Fernando Beteti, já recorreu.
O vídeo em questão foi publicado em novembro de 2021, mas somente agora foi removido de um canal, que é mantido por Fernando Beteti. No vídeo, de menos de 20 minutos de duração, aparece o jornalista entrevistando o Dr. Djalma Marques, conhecido como Dr. Kefir. O assunto abordado é o conjunto de riscos proporcionados pelos metais pesados.
Entretanto, qual a justificativa para a exclusão? De acordo com o YouTube, ele teve a sua “política violada”, por “informações médicas incorretas”. “O YouTube não permite conteúdo que apresente sérios riscos de danos ao divulgar informações médicas incorretas sobre as vacinas aplicadas atualmente, que foram aprovadas e confirmadas como seguras e eficazes pelas autoridades locais e a Organização Mundial da Saúde (OMS)”. Leia abaixo:
Leia também
- Covid: OMS não recomenda 4ª dose da vacina para população em geral
- Omeprazol resolve o problema? Vídeo com a resposta tem mais de 1 milhão de visualizações
- Pesquisa mostra eficácia da vitamina B12 para atenuar covid-19
A decisão, porém, empobrece o debate científico, com especialistas de renome, e impede a população de ter acesso à informação. Além disso, a remoção do vídeo vem alguns dias depois de Fernando Beteti já usar as redes sociais para fazer um desabafo, após passar 11 noites com a filha na UTI e pensar, seriamente, em desistir da carreira de comunicador. Relembre aqui.
Censurado, o jornalista já teve vídeos excluídos do YouTube por entrevistar profissionais renomados, mas que tinham posições muitas vezes diferentes do que determina a Organização Mundial da Saúde (OMS).
VEJA AQUI COMO APOIAR E AJUDAR A MANTER O CANAL DE FERNANDO BETETI NO YOUTUBE NO AR
600 mil inscritos no YouTube
Apesar dos problemas particulares e da dificuldade em manter o seu canal ativo no YouTube, Fernando Beteti acaba de alcançar uma importante marca: a de 600 mil inscritos em seu canal oficial no YouTube.
Referência na interntet, Beteti já é veterano no jornalismo, com quase 30 anos de carreira. Durante a sua trajetória, ele já foi apresentador de vários programas de TV, rádio e outras plataformas do Jornalismo. Além disso, por cinco anos, realizou um importante trabalho nas mídias digitais com o médico e escritor Lair Ribeiro, colaborando diretamente para que ele ultrapassasse a marca de 1 milhão de inscritos no YouTube.
No entanto, mesmo com um currículo vasto, Beteti não esconde a dificuldade em manter o seu canal no ar. Seja por falta de investimentos, ou pela perseguição aos que não se rendem em divulgar apenas aquilo que é “conveniente” pela chamada grande mídia.