Você já ouviu falar da auto-hemoterapia? Neste procedimento, uma pequena quantidade de sangue é retirada do paciente e tratada com ozônio antes de ser reintroduzida no músculo da pessoa. É um dos tratamentos da chamada ozonioterapia e que apesar de ser realizado em dezenas de países, no Brasil é desaconselhado pela Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Uma das defensoras do procedimento é a médica Maria Emilia Gadelha Serra, presidente da Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica e que questiona o posicionamento da Anvisa, tendo em vista os benefícios da auto-hemoterapia e sua utilização no exterior. Em um bate-papo que realizamos durante live em meu canal no YouTube, ela relatou a importância e indicações dessa técnica, usada ao redor do mundo.
“Em outros países, essa técnica serve para modular o sistema imunológico e também para levar oxigênio aos tecidos. É uma técnica extremamente interessante na ozonioterapia e conhecida como o pequena auto-hemoterapia ou auto-hemoterapia. Ela é indicada para tratamento complementar em pacientes oncológicos porque ela melhora a resposta imunológica. Ela é usada ainda no tratamento de artrite reumatoide e para tratamento de acnes. É impressionante o que tem de informação a respeito de melhora da qualidade da pele com pequena auto-hemoterapia ozonizada”, diz a especialista, ressaltando os benefícios do procedimento para quem sofre com a diabetes e corre risco de amputações por causa da doença.
“Eu considero um crime que uma pessoa que tenha um risco de amputação e não seja oferecida ozonioterapia para ela. Isso porque, segundo a literatura médica, você reduz entre 45% a 95%o risco de amputação. Claro que existem condições clínicas, a descompensação diabética e vários fatores, mas, topicamente e sistemicamente, as técnicas combinadas de ozônio seguramente ajudam essa pessoa diabética, inclusive no controle dos níveis de açúcar no sangue. Isso está tudo na literatura médica. Não é algo inventado. Não é algo da minha cabeça”, completa
A médica Maria Emilia Gadelha Serra destaca que há um projeto de lei que autoriza a prescrição da ozonioterapia em todo o País em tramitação na Câmara dos Deputados.
Assista o trecho da entrevista onde a auto-hemoterapia é abordada:
https://www.youtube.com/watch?v=vlOEz8pUcTg
Estou curioso sobre este tratamento; pois sou diabético e não tenho tido sossego neste controle da minha glicemia.