terça-feira, agosto 9, 2022
Home » 5 erros que impedem o seu emagrecimento

5 erros que impedem o seu emagrecimento

por Fernando Beteti
Foto: Ilustrativa/Freepik

Muitas das dietas restritivas que ganham sucesso com o passar dos anos não deixam condições para que o estilo de vida seja mantido por muito tempo, acabando com qualquer chance de manter o peso conquistado. É quase unânime entre os profissionais da área que o mais correto a se fazer é focar numa rotina baseada em equilíbrio e no consumo de alimentos de verdade, sem radicalismos.

Mas, em muitos casos, mesmo durante uma reeducação alimentar, alguns hábitos podem dificultar o caminho até o objetivo. Recentemente, conversei com o especialista em emagrecimento Rodrigo Polesso, autor de livros best sellers da área e de um método de emagrecimento já testado por milhares de pessoas. Entre os assuntos abordados no nosso bate-papo, Polesso elencou os cinco principais erros que impedem as pessoas de emagrecer.

Veja a lista de erros:

“Fechar a boca” é o primeiro erro cometido por muitos. Segundo o especialista, o correto não é “fechar a boca” para conseguir perder os quilos que incomodam, mas, sim, abrir a boca para os alimentos corretos. “O que você ingere reprograma o seu metabolismo de alguma forma. Pode reprogramar para queima de gordura, ou para armazenamento de gordura. Então, não é parar de comer, é começar a comer as coisas certas”, explica. Nesse sentido, é benéfico que você comece a ingerir alimentos mais naturais. Importante, porém, que eles forneçam todos os nutrientes que o seu corpo precisa.

O segundo hábito equivocado é focar somente em calorias. De acordo com Polesso, a obsessão em contar calorias de cada alimento leva ao controle apenas da quantidade do que se come, quando, na verdade, o correto seria controlar, inicialmente, a qualidade dos produtos ingeridos. Novamente, é preciso fazer escolhas mais naturais e abrir mão dos alimentos ultraprocessados.

Começar exercícios físicos como foco para emagrecimento é o terceiro erro cometido por grande parte das pessoas que querem emagrecer. “Exercício físico é extremamente útil, é saudável, eu advogo que todo mundo tenha um estilo de vida ativo. Agora, se você coloca as suas fichas de esperança de emagrecimento em exercícios físicos, sem prestar atenção nos outros pontos, você está fadado ao fracasso”, pontua Polesso. Segundo ele, manter-se ativo é uma atitude aliada da perda de peso, mas não vai solucionar o seu problema. É preciso se atentar à alimentação.

Outro costume que impede o emagrecimento é comer mais alimentos de origem vegetal e cortar alimentos de origem animal. Polesso relembra que, em muitas dietas, recomenda-se uma maior ingestão de verduras, legumes e frutas, enquanto as porções de carnes e outros produtos de origem animal ficam menores. No entanto, segundo ele, isso pode afetar diretamente a saciedade e fazer com que você acabe sentindo mais fome ao longo do dia e, consequentemente, coma mais.

Por fim, reduzir gordura animal e aumentar o uso de óleos vegetais é o último erro que pode impedir você de eliminar os quilos indesejados. Os óleos vegetais, de acordo com o especialista, são alguns dos principais vilões da saúde. Por isso, é interessante que uma dieta equilibrada tenha maior presença de gorduras de origem animal. A manteiga é um exemplo.

“Quanto mais você se distanciar dos óleos vegetais, mais benefícios você tende a ter. O seu corpo vai tender a ficar menos inflamado, a acumular menos líquido, e você tende a ter maior saciedade ao reduzir a gordura de óleos de sementes e substituí-la por gorduras naturais que sempre foram utilizadas ao longo da nossa evolução como espécie”. Outros exemplos são a banha de porco, a manteiga ghee, o azeite de oliva, o óleo de coco e o azeite de dendê.

A minha entrevista completa com o especialista em emagrecimento Rodrigo Polesso você encontra no meu canal do Youtube. Confira:

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Últimas Notícias

Veja Também

Newsletter

    @2022 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.