São indiscutíveis os benefícios da L-carnitina e da Q10 para a saúde do coração. O Dr. Stephen Sinatra, pioneiro no uso desses nutrientes para tratar pacientes com problemas cardíacos diz “a coenzima Q10 foi uma das maiores descobertas que fiz em todos os meus anos como cardiologista. Não poderia praticar a medicina sem ela. E também é um dos principais nutrientes do meu quarteto necessário ao coração (L-carnitina, D-ribose, magnésio e Q10).”

Sinatra explica ainda que suas descobertas começaram com a combinação de Q10 e L-carnitina. ”Quando comecei a utilizar Q10 com L-carnitina, em meados dos anos 90, poucos médicos sabiam a importância do uso complementar desses dois nutrientes para a saúde do coração. Tomar ambos os nutrientes juntos pode fazer uma enorme diferença nisso”, destaca.

A explicação para isso vem a seguir e dada pelo próprio Dr. Sinatra.

“O que exatamente é L-carnitina? É um nutriente solúvel em água composto por lisina e metionina, dois aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo e que devem ser ingeridos, por meio da dieta nutricional. A L-carnitina transporta oxigênio e ácidos graxos para as células, lá a Q10 ajuda a convertê-los em energia. Ou seja, é um trabalho conjunto. Além disso, a L-carnitina ajuda a reciclar a Q10 para que as células fiquem abastecidas de energia.”

Como pesquisador e cardiologista, Stephen Sinatra, enfatiza que o “benefício ainda mais importante da L-carnitina é que, após a energia ser gerada nas células, ela recolhe os subprodutos de ácidos graxos tóxicos originários desse processo. Se a L-carnitina não limpar esses resíduos, eles se acumulam nas células, colocando estresse no coração. Não só você acabaria com danos às suas membranas celulares, ao longo do tempo, como também poderia acabar com a aterosclerose nesse órgão.”

O outro problema relatado por Sinatra é que, a produção dessa energia tóxica pode causar vasoconstrição, ou seja, estreitamento das artérias. “É por isso que eu descobri também que a suplementação com L-carnitina é útil para pessoas com problemas nas extremidades do corpo – dor nas pernas, dificuldades para andar, etc. Isso ocorre porque a L-carnitina fornece oxigênio para as artérias bloqueadas, ajudando a mantê-las relaxadas”. Dr. Sinatra, conforme post já publicado aqui, é conhecido pelo seu método chamado de Cardiologia Metabólica, muito eficaz para tratar pessoas com insuficiência cardíaca congestiva.

(Fonte: drsinatra.com)

O Trio Dourado Nutrigenes contêm L-carnitina, coenzima Q10 e magnésio dimalato. Foi feito sob medida para auxiliar na saúde cardíaca.

– Ajuda no fortalecimento e no fornecimento de energia para o músculo cardíaco.

– Auxilia na prevenção de arritmias e no equilíbrio dos batimentos do coração.

– Participa do metabolismo das gorduras, levando-as para o interior das mitocôndrias para serem utilizadas como geradoras de energia.

– Contribui no combate aos radicais livres e no fortalecimento do sistema imunológico.

– Colabora no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, além de ajudar na proteção do coração.

– Atua como auxiliar no controle do colesterol e dos triglicerídeos.

 

Fernando Beteti
Jornalista Especializado em Saúde